top of page

Setembro Amarelo - Prevenção ao suicídio

  • Foto do escritor: Luna
    Luna
  • 10 de set. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de jan. de 2022


Você não está sozinho, se precisar de ajuda fale com a gente. Neste mês de setembro nosso principal objetivo é levantar um alerta sobre um assunto muito importante: a prevenção e combate ao suicídio.

Este tema é muito sério porém pouco lembrado e nós aqui da Gestão de Pessoas da Exclusiva Colchões® publicamos este post para que os nossos colaboradores saibam que possam conversar conosco sobre este tema delicado, pois entendemos que o diálogo é necessário para ajudar na prevenção e conscientização. "

Você sabe a real origem do nome Setembro Amarelo?

O Setembro Amarelo e todo o movimento de conscientização contra o suicídio começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem era conhecido por sua personalidade carinhosa e seu gosto por carros, tendo um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo.

Porém, em 1994, Mike cometeu suicídio com apenas 17 anos. Infelizmente nem a família, nem os amigos de Mike, perceberam os sinais de que ele pretendia tirar sua própria vida.

No funeral, os amigos trouxeram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. Essa ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país e depois pelo mundo.

Em 2003, a OMS - Organização Mundial da Saúde instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O amarelo do Mustang de Mike foi a cor escolhida para representar essa campanha.

Segundo a OMS, ocorrem cerca de 800 mil suicídios por ano no mundo. No Brasil são registrados 12 mil suicídios por ano, sendo o oitavo país com mais casos registrados. Somente em Santa Catarina, até Agosto de 2020 foram registradas 400 mortes e em 2019 foram 807 óbitos, sem contar com as tentativas que passam de 6 mil pessoas/ano.

Portanto, devemos ficar atentos aos sinais de que você ou alguém próximo possa estar precisando de ajuda, principalmente agora em época de pandemia em que as pessoas ficam muito tempo isoladas.

Pensando nisto e no bem estar de nossos colaboradores e clientes, nós da Exclusiva Colchões® trouxemos algumas dicas para ajudar a melhorar e muito a nossa qualidade de vida. Confira:

Alimente-se bem Procure aumentar o consumo de alimentos saudáveis, evitando os ultra processados e priorizando produtos orgânicos.

Hidrate-se Não há bebida que substitua a água. Por isso, beba água! Deixe sempre uma garrafinha ao seu lado, isso faz com que você se lembre de beber mais água.

Durma o suficiente O sono tem um poder de reparação, ou seja, se você tem um sono de qualidade seu corpo terá condições de se preparar para o outro dia. Aqui na Exclusiva Colchões® temos condições especiais para você ter aquela cama gostosa, que te abraça!

Faça atividades físicas O exercício físico vai além da questão estética, proporcionando um melhor condicionamento, disposição, energia, bom humor e resistência. Procure atividades físicas que você goste de fazer e crie uma rotina!

Cuide da sua mente É preciso acalmar a mente e trabalhar a inteligência emocional. A meditação tem sido uma das formas mais utilizadas para aumentar a capacidade do cérebro com relação ao foco, concentração e motivação. Existem aplicativos gratuitos. Pense positivo, preste atenção em sua respiração e agradeça a vida!

Busque conhecimento Seja uma pessoa que procura conhecimento, que tem uma mente ativa. Existem muitos cursos, livros e materiais gratuitos na internet sobre diversos temas.

Elimine os vícios prejudiciais à saúde Todas as dicas são importantes e farão diferença na sua vida se aplicadas. Contudo, manter vícios prejudiciais à saúde pode anular essa iniciativa. Evite o fumo, bebidas alcoólicas e até mesmo uso de substâncias químicas. Comece com o que você pode fazer hoje!

Para finalizar queremos deixar um alerta aos sinais que indicam que alguém possa precisar de ajuda:​ Comportamento retraído, dificuldade de relacionamento pessoal Doença psiquiátrica Alcoolismo Ansiedade ou pânico Mudança na personalidade, irritabilidade, pessimismo, depressão ou apatia Mudança no hábito alimentar e de sono Tentativa de suicídio anterior Odiar-se, sentimento de culpa, se sentir sem valor ou com vergonha Uma perda recente importante – morte, divórcio, separação, etc História familiar de suicídio Sejamos todos atentos, valorize a vida. Em caso de necessidade de apoio emocional e suporte a prevenção ao suicídio você também pode contatar o CVV - Centro de Valorização da Vida pelo telefone 188. É totalmente gratuito, sigiloso e a ONG conta com voluntários que ficam a disposição 24h todos os dias. Se precisar ou conhecer quem precisa, não hesite, peça ajuda!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

© 2022 Exclusiva Colchões®

bottom of page